sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cascavel (Ceará)

CASCAVEL - CEARÁ

Cascavel é um município brasileiro da Região Metropolitana de Fortaleza, do estado do Ceará. Sua população estimada em 2010 é de 65.607 habitantes. Há 46.222 cidadãos eleitores.
Em Cascavel acontece a Feira de São Bento, a segunda maior Feira Livre do Brasil, depois Feira de Caruaru, em Pernambuco.
É também a terra natal do empresáio: Chanceler Edson Queiroz.

ETIMOLOGIA

O topônimo Cascavel é uma alusão as lendas do local de origem do município:
  • A cidade foi construída em cima do ninho de uma cascavel gigante. No local onde se diz haver este tal ninho, foi construida uma torre e foi colocada no topo uma imagem de Nossa Senhora do Ó para que a santa impedisse da cobra sair. Devido a essa lenda, as autoridades mudaram o nome da cidade para São Bento, mas os habitantes não se acostumaram e continuaram a chamar de Cascavel, confiantes na força da santa que impedia que a cobra devastasse a cidade. Ninguém ousa retirar a imagem de cima da torre, com medo que a Cobra levante-se e destrua tudo.
  • A outra lenda, a mais aceita, que diz que os mercadores que faziam a viagem a pé ou a cavalo para a capital e passavam por essas paragens e descansavam sob os pés de tamarineira (que na cidade era abundante), e em uma dessas "hospedagens" encontram a árvore infestada de cobras cascaveis e a partir deste dia, começaram a se referir aquele lugar como "a passagem da Cascavel".
Sua denominação original era Sítio Cascavel, Cascavel, São Bento e desde 1833, Cascavel.


CLIMA
Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 1300 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.
HIDROGRAFIA E RECURSOS HÍDRICOS
As principais fontes de água fazem parte da bacia do Metropolitana, sendo elas os riachos: Malcozinhado, dos Angicos, e Baixa do Feijão; os córregos das Cabras e do Cajueiro e outros tantos. Existem ainda diversos açudes, dentre eles os de maior capacidade de armazenação de água são o Açude do Malcozinhado e o Açude Pacajus.
RELEVO E SOLOS
As terras de Cascavel fazem parte da zona costeira, com muitas dunas, ondulações e poucas elevações, a maior elevação é a serra Mataquiri.
VEGETAÇÃO
A boa parte do território é coberto várias espécies de mata serrana, cerrados, caatinga arbustiva aberta e densa, mais ao interior, e por tabuleiros costeiros, mais próximos ao litoral. Apresenta também regiões de mangue próximo à foz do rio Choró.
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS
A maior concentração populacional encontra-se na zona litorâna. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, hospitais, hotéis e ensino de 1° e 2° graus.
A partir de Fortaleza o acesso ao município, pode ser feito por via terrestre através da rodovia Fortaleza/Aracati via a BR-116 ou CE-040. As demais vilas, lugarejos, sítios e fazendas são assecíveis(com franco acesso durante todo o ano) através de estradas estaduais, asfaltadas ou carroçáveis.[12]
A economia local, quanto a renda interna Per capita é o oitavo dentre os quinze mais ricos municípios do Ceará, e é baseada na agricultura: produção de caju, côco-da-Bahia, cana-de-açúcar, mandioca, milho e feijão.; pecuária: bovino, suíno e avícola. Cascavel possui um pólo industrial com 31 indústrias:duas químicas, duas de bebidas, uma metalúrgica, uma de perfumaria, sabões e velas, uma do mobiliário, três de produtos minerais não metálicos, cinco de produtos alimentares, cinco de madeiras, dez de vestuário, calçados e artigos de couro e peles e outra de serviços de construção.[13]
No polo industrial na localidade de Moita Redonda, conta com indústrias como: a Empresa Multinacional Eagle Ottawa, importadora de couro, Cascaju , Zappi Shoe Calçados e a Cascavel Couros Ltda (Grupo Bertin S/A).
Outra fonte de renda do município é artesanato de cerâmica(potes, jarros, e esculturas) num povoado um tanto distante da sede do município. Além de cerâmica, há também os móveis fabricados em cipó de fogo.
O turismo também é uma das fontes de renda devido ao comércio(Feira de São Bento, uma feira a céu aberto que é realizada todos os sábados do ano) e as belezas naturais como as praias:
    
    Praia de Águas Belas
    

Praia do Balbino


Praia de Barra Nova


Praia da Caponga

CULTURA
Os principais eventos culturais são:
  • Festa da Padroeira: Nossa Senhora da Imaculada Conceição(24 de dezembro até 1 de janeiro).
  • Festa de São Francisco, uma novena que acontece de 24/09 até o dia 04/10
  • Santas Missões Populares

2 comentários:

  1. Adorei conhecer um pouco da sua cidade, através do material que você postou. As praias de sua cidade são belíssimas.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Colega Rômulo,dessas lindas praias,ainda não conheço a praia Barra Nova, desejo conhecê-la em breve. Sempre nos feriados ou nas férias vou para esse paraíso.Abraços! Meirilândia.

    ResponderExcluir